Na última semana, em Washington, nos Estados Unidos, aconteceu mais uma etapa do Prêmio Mundo de Respeito, promovido pela Corteva Agriscience, uma das principais empresas de defensivos agrícolas e sementes do mundo.

A Corteva realiza anualmente o prêmio, que homenageia revendas, distribuidores e cooperativas que promovem cuidados e projetos em boas práticas agrícolas, meio ambiente, sustentabilidade e comunidade, alinhados ao propósito da companhia de melhorar a vida daqueles que produzem e que consomem.

Esta foi a 29ª edição e a terceira da qual a Frísia participa. Em 2017 a cooperativa alcançou o 5º lugar na etapa brasileira e o 3º em 2018. Neste ano, conquistou o posto de campeã, em etapa realizada em setembro entre empresas distribuidoras e revendedoras de agroquímicos e cooperativas brasileiras, seguindo na disputa pelo título da América Latina, como representante do Brasil.

A programação do evento em Washington teve início no último dia 30, com o credenciamento dos 17 representantes de 4 regiões – América do Norte, América Latina, Ásia/Pacífico e Europa/Oriente Médio/África.

Na terça-feira, dia 01, os representantes dos países se reuniram durante a manhã, para um painel de discussões sobre temas que norteavam a premiação, como sustentabilidade, produção responsável, alimentação saudável, preservação de recursos, clima e políticas de agricultura. Na parte da tarde, realizaram visita à Embaixada Brasileira em Washington, onde puderam conhecer o trabalho do embaixador interino Nestor Foster e do adido agrícola Luiz Claudio de Santana e Caruso, além de discutir questões políticas. Durante a visita, o Coordenador de Armazém de Insumos Agrícolas e representante da Frísia no evento, Nelson Adriano da Rocha, teve a oportunidade de apresentar a cooperativa, os programas e projetos em desenvolvimento, como Novas Fronteiras Tocantins, Digital Agro, Sementes do Bem, entre outros.

Na quarta-feira, dia 02, os participantes realizaram visita na fazenda modelo da Corteva, a Chesapeake Farms, onde conheceram tecnologias com uso de drone, o portfólio da empresa e todo o trâmite para estudo, liberação e registro de novos produtos.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 03, na presença de cerca de 250 pessoas, e consagrou a Frísia como Embaixadora da América Latina. Para Nelson, o sentimento é de aprendizado e gratidão. “São 28 anos na Frísia e está no DNA da cooperativa fazer o que é certo. Este prêmio coroa as boas práticas ambientais, sociais e econômicas, e é resultado do trabalho sério desenvolvido por todos, além de ser uma grande oportunidade de inserir a Frísia a nível global”.

Este prêmio demonstra toda dedicação e compromisso dos colaboradores e cooperados da Frísia com sua missão e seus valores – Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude.