Informações com a qualidade Frísia

300 dias: coops têm muito a comemorar

O presidente Jair Bolsonaro participou, nesta terça-feira (5/11), da cerimônia no Palácio do Planalto para marcar os 300 dias à frente do governo do país. Foi feito um balanço das ações implementadas no período e de propostas entregues ou que ainda serão enviadas ao Congresso, como o pacote anticrime do ministro Sérgio Moro e a reforma administrativa.

O presidente da República destacou o avanço do Brasil com relação à sua imagem enquanto player internacional e agradeceu à sua equipe de ministros por acreditarem no Brasil. “Tudo o que queremos é fazer o bem ao próximo. Muito obrigado por terem ajudado o país a sair da crise”, comentou.

COOPERATIVISMO

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou da cerimônia. Para ele, as cooperativas do país têm muitas conquistas a celebrar. “O Sistema OCB atua em prol do nosso setor, apresentando os impactos positivos que geramos, sugerindo ações e com participação em reuniões e grupos de trabalho no âmbito do governo. As conquistas deste ano merecem ser celebradas, sim, pois representam um reconhecimento ante a nova administração. Continuaremos trabalhando para que os próximos 300 dias tragam mais e mais resultados para as nossas cooperativas”, declarou o presidente do Sistema OCB.

CONQUISTAS DAS COOPS

Dentre as principais conquistas do cooperativismo, ao longo desses 300 dias, estão:

DAP
• 7 de fevereiro: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ampliou para dois anos o prazo de validade das Declarações de Aptidão (DAP) do Programa Nacional da Agricultura Familiar, garantindo a continuidade do acesso a milhões de pequenos produtores e suas cooperativas a políticas de promoção da agricultura familiar.

SELO AGRO+INTEGRIDADE
• 15 de fevereiro: Após atuação da OCB, as cooperativas agropecuárias poderão obter o Selo Agro+ Integridade (edição 2019-2020), criado com o objetivo de reconhecer iniciativas do agronegócio detentoras de práticas de governança e gestão capazes de evitar desvios de conduta e de fazer cumprir a legislação de compliance. Além disso, a Organização das Cooperativas Brasileiras foi incluída na composição do Comitê Gestor do Selo Agro+ Integridade.

CRÉDITO RURAL
• 26 de abril: O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu que as cooperativas singulares de crédito poderão solicitar autorização para captar depósitos de poupança rural. O objetivo da medida é ampliar as fontes de recursos para o crédito rural e aumentar a competição nesse segmento, por meio da ampliação da autonomia de captação das cooperativas e, ainda, do aproveitamento da capilaridade do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.

ICMS
• 27 de maio: O Sistema OCB foi convidado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para participar das reuniões que tratam sobre a revisão do Convênio ICMS 100/97, que reduz a base de cálculo do ICMS sobre a comercialização de insumos agropecuários. Na oportunidade, o sistema apresentou a defesa do setor cooperativista, evidenciando que o fim do convênio poderá resultar no aumento significativo dos custos dos produtores. As reuniões prosseguem com vistas a reduzir ao máximo o prejuízo à agricultura brasileira.

AGENDA BC#
• 29 de maio: O cooperativismo foi incluído como parte importante da estratégia do Banco Central do Brasil (BCB) para fortalecer o sistema financeiro do país. Assim, o BCB atuará, em conjunto com as cooperativas, em três grandes vetores: 1) Fomento de atividades e negócios; 2) Aprimoramento da organização sistêmica e promoção do aumento da eficiência do segmento; e 3) Aprimoramento da gestão e da governança. Entre as ações previstas da Agenda BC#, está a modernização da LCP 130/09, sobre o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.

PLANO SAFRA
• 18 de junho: Após construção conjunta entre o Governo Federal, o Sistema OCB e diversas outras entidades do setor agropecuário foi lançado o Plano Safra 2019/2020, contando, inclusive, com discurso do Presidente Márcio Lopes de Freitas na cerimônia, em reconhecimento à participação do setor cooperativista. Essa é a primeira vez, em 20 anos, que o governo une numa mesma política pública os planos Safra da Agricultura Familiar e o Agrícola e Pecuário.

PRONAF
• 3 de julho: O Mapa atualizou as a forma de cálculo para concessão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para ampliar o acesso às cooperativas agropecuárias com perfil do programa. De acordo com a nova regra, para que uma cooperativa singular possa ser beneficiária da DAP Jurídica, o quadro de cooperados deve ser constituído por mais da metade de agricultores familiares com DAP ativa.

BR+COOPERATIVO
• 4 de julho: inspirado no documento de prioridades do cooperativismo para o novo governo, o Mapa criou o programa para apoiar o cooperativismo e o associativismo rurais brasileiros através da oferta de assistência especializada, da promoção da intercooperação, da formação técnica e da qualificação de processos de gestão, produção e comercialização nos mercados institucionais e privados. No âmbito do programa, foi assinado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre Mapa e OCB com foco em ações conjuntas.

SELO ARTE
• 18 de julho: foi assinado o decreto que regulamenta o Selo Arte, responsável por identificar os produtos artesanais (primeiramente os derivados de leite), no processo de comercialização em todo o território nacional. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, participou da solenidade, junto com o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de melo (ES), autor da Lei 13.680/18 que desburocratiza a produção e a venda desses alimentos, ampliando o mercado para o setor.

COMBUSTÍVEL SOCIAL
• 24 de julho: Portaria publicada pelo Mapa possibilitou aos agricultores familiares associados às cooperativas agropecuárias não detentoras de DAP Jurídica comercializarem sua matéria-prima no âmbito do Selo Combustível Social, que auxilia a inclusão produtiva e social dos agricultores familiares fornecedores de matéria-prima para a produção de biodiesel.

IOF CÂMBIO
• 25 de julho: a Receita Federal do Brasil (RFB) revisou o entendimento anterior sobre câmbio exportação e reconheceu a aplicação da alíquota zerada do Imposto sobre Operações000 Financeiras (IOF) mesmo quando os recursos forem mantidos no exterior. Essa revisão era um pleito das cooperativas exportadoras e contou com forte atuação da OCB.

LAVRA GARIMPEIRA
• 8 de agosto: A OCB foi convidada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) a contribuir com o grupo de trabalho criado para a discutir o regime de exploração mineral de Permissão de Lavra Garimpeira (PLG). Além de conhecer mais de perto o cooperativismo mineral, foi solicitada à OCB uma lista de prioridades para atualização do regime de PLG.

TRANSPORTE DE CARGAS
• 15 de agosto: Soluções para o transporte de cargas: a OCB foi incluída como ator-chave pelo Ministério de Infraestrura (MInfra) na discussão sobre soluções para o transporte autônomo de cargas. O cooperativismo foi colocado pelo governo como uma das soluções para garantir um mercado mais saudável para demandantes e ofertantes do serviço no país. Esse entendimento é compartilhado também por embarcadores e transportadores autônomos, que ficaram interessados em conhecer mais sobre o cooperativismo.

AGRO 4.0
• 16 de agosto: OCB foi incluída no Conselho Superior da Câmara do Agro 4.0, criada pelo Mapa e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com objetivo promover ações de expansão da internet no campo e a aquisição de tecnologias e serviços inovadores no ambiente rural.

AGRONORDESTE
• 10 de outubro: A OCB foi incluída no Comitê Central de Coordenação do Plano de Ação para o Nordeste, ou Plano Agronordeste, juntamente com Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae, CNA/Senar e Aneel. A OCB participou da elaboração do plano, cujo objetivo é criar soluções para os entraves que comprometem a competitividade do setor produtivo nos estados nordestinos com potencial de desenvolvimento.

PRONAF
• 25 de outubro: O CMN promoveu quatro ajustes nas normas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Dentre as mudanças, inclui-se a elevação do limite individual para pessoa física e para associado de cooperativa em financiamentos da linha de crédito de industrialização para a agroindústria familiar, que passou de R$ 12 mil para R$ 45 mil. Essa era uma demanda antiga da OCB junto ao Mapa.

CENSO AGRO
• 25 de outubro: A OCB participou ativamente do planejamento e entregas do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que levantou informações importantíssimas sobre os produtores rurais brasileiros associados às cooperativas agropecuárias.

NO LEGISLATIVO

PREVIDÊNCIA
• 23 de outubro: Durante toda a tramitação da PEC 6/2019 (Reforma da Previdência), no Senado, a OCB atuou para adequar o texto da proposta conforme as especificidades do cooperativismo. Dentre as principais alterações efetivadas no texto final, destacam-se:
– CSLL de cooperativas de crédito: Alíquota de 15% de CSLL para as cooperativas de crédito. No caso dos bancos, a alíquota foi ampliada para 20%.
– FAT ao BNDES: Manutenção da redução de 40% para 28% dos recursos do FAT ao BNDES, para garantir a continuidade dos programas de desenvolvimento do setor produtivo financiados pelo banco.
– Aposentadoria rural: Idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. E mais: tempo de atividade rural será reconhecido para concessão de aposentadoria de acordo com as regras vigentes à época do exercício da atividade.
– Imunidade tributária das exportações: Retirado dispositivo que colocava fim à imunidade das exportações para os setores que participam da desoneração da folha e que pagam a tributação pela receita bruta (aves e suínos, por exemplo).
– Funrural: Retirado dispositivo que vedava qualquer nova remissão ou prorrogação de dívidas fora da folha de pagamento, dentre elas, o Funrural.

CAR
• 17 de outubro: A OCB foi um dos atores-chave para a aprovação e sanção da medida provisória que instituiu o Cadastro Ambiental Rural (CAR) permanente, para que este cumpra sua função pública de reunir informações de monitoramento ambiental das propriedades atualizado. A lei estabelece prazo máximo de dois anos para inscrição dos produtores rurais no Programa de Regularização Ambiental (PRA), caso estes queiram ter acesso aos benefícios da política pública. Para a OCB, a matéria é importante para o país, uma vez que consolida a possibilidade de o novo Código Florestal cumprir todo o ciclo de monitoramento e regularização dos imóveis rurais pretendido desde a sua edição, indo ao encontro da preservação e recuperação ambiental do país.

LIBERDADE ECONÔMICA
• 20 de setembro: Durante toda a tramitação da Lei nº 13.784, de 2019 (MPV 881/2019), a OCB atuou para simplificar e desburocratizar o registro de cooperativas. Para que a medida seja efetiva, a OCB está trabalhando em conjunto com o DREI para elaboração dos documentos padronizados, que têm como base cases de sucesso das unidades estaduais. Outros pontos trazidos pela Lei:
– Substituição do eSocial por novo sistema simplificado;
– Extinção de alvarás e licenças para atividades de baixo risco;
– Preservação da autonomia da vontade, prestigiando atos e contratos dos particulares, ou seja, segurança jurídica nas relações e intervenção mínima do Estado;
– Afastamento de normas infralegais desatualizadas;
– Efeito vinculante em decisões administrativas de liberação e in dubio pro libertate, com regra de interpretação;
– Proibição de exigências, como definição de preços, sem previsão em lei;
– Vedação de emissão de certidões com prazo de validade sobre fatos imutáveis;
– Positivação de conceitos afetos à desconsideração de personalidade jurídica;
– Carteira de trabalho digital;
– Imunidade burocrática para atividade econômica de inovação;
– Vedação da emissão de certidões com prazo de validade sobre fatos imutáveis;
– Afastamento do abuso regulatório; e
– Obrigatoriedade de Análise de Impacto Regulatório (AIR) para novos normativos.

AGÊNCIAS REGULADORAS
• 25 de junho: A OCB acompanhou a tramitação da Lei nº 13.848/2019 (SCD 10/2018) — Lei das Agências Reguladoras, tendo em vista a busca de maior eficiência e transparência das agências reguladoras em seu papel de fiscalização e regulamentação de diversos ramos de atividade cooperativismo. Segundo texto do relator, a proposta é garantir maior eficiência orçamentária, financeira e administrativa a esses órgãos, unificando as regras sobre gestão e governança, e dando maior autonomia e transparência ao controle social das agências reguladoras, além de estabelecer novas regras para a indicação de diretores. O texto também prevê a elaboração de Plano Estratégico (com duração quadrienal) e de Plano de Gestão Anual que contemplará ações, para que atos normativos sejam precedidos de Análise de Impacto Regulatório (AIR).

Fonte: Sistema OCB

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Categorias

LOJAS FRÍSIA

Confira as ofertas das Lojas Agropecuárias Frísia! Faça o download do tabloide e aproveite os descontos especiais.

PRÓXIMO EVENTO FRÍSIA

©2021. Todos os direitos reservados

INFORMES 2020

Frísia em Foco #51 | O último de 2020
Versão Desktop
Versão Mobile
_____________________________

Frísia em Foco #50 | Convenção e Noite Festiva 2020
Versão Desktop
Versão Mobile
_____________________________

Frísia em Foco #49 | Unium é o 3º maior grupo produtor de leite do BR
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #48 | 42ª SIPAT
Versão Desktop
Versão Mobile
_____________________________

Frísia em Foco #47 | Frísia entre as maiores do Sul do Brasil
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #46 | Certificação RTRS
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #45 | Programa Fundo Azul
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #44 | Ampliação Alegra
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #43 | Alta do trigo durante a pandemia
Versão Desktop

Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #42 | Live do Dia das Crianças
Versão Desktop

Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #41 | Eficiência na gestão e operação com Programa Lean
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #40 | Prêmio “Destaques do Ano”
Versão Desktop

Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #39 | Alerta: pacote de sementes não solicitadas
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #38 | Minha história com a Frísia
Versão Desktop

Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #37 | Clube das Bezerras virtual
Versão Desktop

Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #36 | Frísia entre as maiores empresas de Ponta Grossa
Versão Desktop

Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #35 | Novas fronteiras
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #34 | Cooperjovem Online
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #33 | 95 anos de cooperação
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #32 | Evolução genética
Versão Desktop

Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #31 | 95 anos de história
Versão Desktop

Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #30 | Connection avança com 12 startups selecionadas
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #29 | Intercooperação
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #28 | Frísia recebe Moção de Aplausos
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #27 | Amigos do Bem
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #26 | Digital Agro Connection decola
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #25 | Pecuária Leite apresenta resultados positivos e nova ferramenta
Versão Desktop
Versão Mobile

Frísia em Foco #24 | Doações continuam crescendo durante a pandemia
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #23 | Frísia na Agrotins 2020
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco # 22 | Nova plataforma Digital Agro
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #21 | #AlegraQueFazBem
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #20 | Unium entre as maiores do Brasil no leite
Versão Desktop

Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #19 | Assembleia Geral Extraordinária
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #18 | Uso obrigatório de máscara no Paraná
Versão Desktop

Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #17 | Solidariedade
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #16 | Voluntariado
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco # 15 | CooperAção
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #14 | Somar para multiplicar e dividir
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #13 | Muito obrigado!
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #12 | Medidas Internas Covid-19
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #11 | Grandes eventos da última semana
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #10 | Novo Site no Ar!
Versão Desktop
Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #9 | Show Tecnológico de Verão
Versão Desktop

Versão Mobile

_____________________________

Frísia em Foco #8 | Frísia inaugura centro demonstrativo experimental
Versão Desktop

_____________________________

Frísia em Foco #7 | Tocantins em Foco
Versão Desktop

_____________________________

Frísia em Foco #6 | 1º Show Tecnológico Cerrado
Versão Desktop

_____________________________

Frísia em Foco #5 | Dia de Campo Frísia
Versão Desktop

_____________________________

Frísia em Foco #4 | Sementes Batavo em Foco
Versão Desktop

_____________________________

Frísia em Foco #3 | Dia de Campo Frísia
Versão Desktop

_____________________________

Frísia em Foco #2 | Frísia na Forbes Brasil
Versão Desktop

_____________________________

Frísia em Foco #1 | Uma mensagem para 2020
Versão Desktop

_____________________________

X