O manejo de dejetos nas fazendas de leite da região está ganhando atenção especial dos produtores e investimentos em tecnologias estão sendo realizados. Um exemplo disto, é a Fazenda Capão do Grito, da proprietária Nanci Aparecida Branco Martins Dijkstra, local escolhido para visita do grupo de estudos da Pecuária.  

O objetivo do grupo, formado por 21 cooperados, foi conhecer o novo sistema de separador de esterco, instalado recentemente na fazenda. Este sistema possibilita separar a parte sólida da líquida, reaproveitar a areia para as camas dos animais e a água para o sistema de “Flushing”, um sistema de limpeza do barracão. Além de ser sustentável, o sistema também pode ser financeiramente vantajoso a longo prazo.

Após a visita na fazenda, Fernando Solano Baptista, Zootecnista da Pecuária de Leite, realizou palestra técnica com os produtores sobre a nova tabela de pagamento do Pool, e Flávia Plucani Amaral, da empresa Adisseo, realizou palestra comercial, sobre suplementação de vacas leiteiras com aminoácidos.

(Contribuiu com o texto Fernando Solano Baptista – Pecuária)