A pandemia do Covid-19 (coronavírus) exige que os colaboradores mudem suas rotinas para evitar a proliferação da doença. Essa medida segue as orientações dos órgãos oficiais de saúde, já que reduz consideravelmente a mobilidade e a aglomeração de pessoas.

Todos os setores em home office devem realizar os mesmos serviços, com qualidade, sem prejuízo aos clientes e fornecedores. Nos setores em que não há possibilidade de trabalho remoto, é exigido cuidado redobrado para a não aglomeração de colaboradores, a limpeza de todos os ambientes e objetos utilizados com frequência e a disponibilização de álcool em gel e sabão líquido para a higienização das mãos.

Confira abaixo 4 dicas importantes para manter a produtividade durante o Home Office:

  1. Comprometa-se com as entregas e organize-se: ao trabalhar em casa, responsabilize-se pelas tarefas e pela forma como irá exececutá-las, pois seu gestor passará a ter a confiança de que os prazos acordados serão cumpridos. Liste as prioridades para manter o foco na tarefa que está sendo realizada e estabeleça períodos para verificar e-mails e mensagens. As teleconferências agendadas em horários pré-estabelecidos contribuem para alinhamentos e entregáveis.
  2. Mostre em casa que está trabalhando: principalmente àqueles que têm crianças, é imprescindível estabelecer uma divisão clara entre estar trabalhando e estar disponível. Colocar fones de ouvidos como forma de mostrar que está ocupado pode ser uma boa solução. Procure locais arejados e exclusivos para as atividades, longe de ruídos e circulação.
  3. Mantenha hábitos saudáveis e tire o pijama: procure ter uma rotina normal em relação ao ambiente e uma dieta equilibrada. O ideal é não fazer refeições na mesma mesa do home office. Troque o pijama por outro traje, que pode ser o casual, mantendo o hábito costumeiro de ir ao trabalho.
  4. Horários: siga o mesmo horário de expediente do escritório para não desviar atenção para outras funções domiciliares durante a jornada de trabalho. Ter disciplina é essencial para manter a produtividade, com tempo necessário para a família ou para assuntos particulares posteriores, sem horas extras desnecessárias. Procure exercitar o corpo com atividades físicas, evitando o estresse e a preocupação ao que estamos vivenciando neste momento.

Vivemos um momento único no mundo, mas com o empenho de todos conseguiremos vencer esse desafio e, aos poucos, retomar a rotina.