Nesta sexta-feira, 19 de junho, a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH divulgou a listagem oficial com o resultado do Circuito Nacional de 2019 e os melhores afixos, criadores e expositores, do gado jovem e adulto, nas variedades Preta e Branca e Vermelha e Branca.

No ano que passou, o circuito passou por quatro estados brasileiros: Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Ao todo, nove exposições se qualificaram como etapa classificatória e propiciaram aos criadores e expositores participar de uma competição em âmbito nacional mesmo sem percorrer longas distâncias. Isso porque os animais que conquistaram os títulos de campeãs e reservadas campeãs nas  categorias do Gado Jovem e do Gado Adulto nas exposições regionais, tiveram suas fotos disponibilizadas a uma Comissão de Jurados que analisa e escolhe aquelas que considera, entre todas, as campeãs, reservadas e menções honrosas a nível nacional, animais que expressam o melhor da raça que mais produz leite no mundo.

Claudio André da Cruz Aragon, especialista na área, com extenso currículo em exposições do Brasil e exterior e jurado do circuito 2019, conta que esse ano a comissão de jurados não pode se reunir para realizar a votação, diferente dos anos anteriores. “Esse ano, em função da pandemia, a votação foi online. A associação mandou por e-mail um documento com fotos de todos os animais que estavam concorrendo, os jurados votaram e ao final reunimos esses resultados para eleger as melhores em cada categoria”, comenta. 

Na visão de Aragon, o circuito de 2019 foi muito competitivo em todas as categorias devido a grande qualidade dos animais. Sobre as grandes campeãs nacionais nas variedades vermelha e branca, o animal SÃO NEUMANN BENJAMIN RED IBIS de Rubens Arns Neumann, e preta e branca, a vaca HALLEY RUIVINHA DOORMAN 538 TE de Pedro Elgersma, o especialista cita que elas disputaram palmo a palmo as pistas mais pesadas do Brasil. “Tive a oportunidade de acompanhar vários eventos em que essas vacas participaram, acompanhei julgamentos, muitos deles por jurados internacionais, e o comentário que tivemos desses jurados é que várias dessas vacas poderiam competir a nível internacional de forma forte e intensa”, relata.

Ronald Elgersma, que atua com o pai na propriedade da família, conta que é o segundo ano consecutivo que um animal deles ganha o título de grande campeã no Circuito Nacional. A família de Arapoti acompanhou a live em clima de expectativa, visto que a vaca HALLEY RUIVINHA DOORMAN 538 TE havia sido grande campeã em duas exposições regionais e reservada campeã em outra. “Sabíamos das chances, mas não tínhamos certeza. É uma surpresa agradável e uma satisfação enorme para quem é criador da raça”, aborda.

As exposições que se qualificaram em 2019 foram: Expojovem Castrolanda 2019 em Castro/PR no mês de março, Expofrísia em Carambeí/PR em abril, Expoleite Fenasul em Esteio/RS em maio, Megaleite 2019 em Belo Horizonte/MG em junho, 47° Expoleite Arapoti em Arapoti/PR em julho, Agroleite 2019 em Castro/PR em agosto, Expointer em Esteio/RS em agosto, 28° Exphomig em Itanhand/MG em setembro e o Leite Show em Guaratinguetá/SP em outubro. Somando todas as exposições, foram julgados 1.310 animais, sendo 1.063 holandês preto e branco e 247 holandês vermelho e branco.

O resultado do Circuito Nacional na íntegra, nas variedades P&B e V&B, pode ser conferido nos links abaixo.

Resultado CN Preto e Branco
Resultado CN Vermelho e Branco

Fonte: ABCBRH