O digital como peça fundamental do agro, a nova percepção do consumidor e a pandemia de Covid-19 provocando a aceleração da transformação da cadeia produtiva foram algumas das definições apontadas pelos convidados de “O Novo Normal do Agro”, evento online da Digital Agro. Lançada oficialmente na quarta-feira (15/07), a feira é uma das principais no segmento de tecnologia e inovação digital no campo do Brasil e acontecerá em 2021, entre os dias 13 e 15 de julho na Expo Barigui, em Curitiba (PR).

Respeitando o distanciamento social e as orientações do Ministério da Saúde, cada participante do evento estava em suas respectivas residências ou escritórios. O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, destacou a importância da Digital Agro, desenvolvida pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, para o novo momento do agronegócio, em que “estamos saindo da enxada” para smartphones e tablets. Ele destacou o Paraná como o maior produtor de alimentos por metro quadrado do mundo, lembrando que o uso da tecnologia é um dos principais motivos para o Estado atingir esse resultado.

Já o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, lembrou que o agro realiza com frequência lançamentos tecnológicos e que o segmento está vivendo a “terceira grande revolução agrícola”, em que se busca a eficiência com genoma, manejo de pragas, entre outras inovações.

Mediado pelo fundador da M.Prado Consultoria Empresarial, Marcelo Prado, o evento online aconteceu em formato de mesa redonda sobre os temas “Novos comportamentos e novas formas de trabalho”, “Uso de tecnologias – o que veio para ficar?”, “O que mudou nos mercados?” e “Qual o legado do novo normal para o mundo?”.

O diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus, afirmou que, para atender os cerca de dois bilhões de pessoas no mundo que têm acesso limitado a alimentos, as novas tecnologias são um grande aliado. Greidanus reforçou ser necessário “nos anteciparmos a movimentos do novo normal e às tendências da pandemia”, lembrando que o investimento em pesquisa é fundamental, como já acontece com a Fundação ABC, uma das principais instituições de pesquisa aplicada do País.

A Fundação ABC, que tem as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal como mantenedoras, desenvolveu o sigmaABC, plataforma que já está sendo usada, inicialmente, por alguns cooperados da Frísia, mas em breve deverá ser ampliada aos demais. Greidanus explicou que o sigmaABC é um sistema de gestão integrado, com informações organizadas, de fácil acesso e em qualquer lugar.

Presidente da MSD Saúde Animal Brasil, Delair Bolis, afirmou que o “novo consumidor” rompeu a barreira do “on” e do “offline”. “Vamos digitalizar o contato com o cliente? Não. Mas estamos presentes junto ao cliente. A produtividade como um todo melhorou. O digital veio para te ajudar, ser mais rápido e presencial”.

Sergi Vizoso, vice-presidente sênior da Divisão de Soluções para a Agricultura da BASF na América Latina, lembrou que o teletrabalho, por mais que seja algo que veio para ficar, não pode ser tratado de forma igual para as pessoas. Para ele, cada caso tem que se analisado. Vizoso também destacou que a importância da tecnologia está em trazer valor para as pessoas.

Leandro Moura, diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), disse ser importante aplicar as tecnologias em cima do que “a gente já tem, revisitar os nossos processos, trazendo benefícios gigantescos”. Bolis, da MSD, afirmou que a “crise não acaba com empresa e tecnologia não acaba com emprego”. Para ele, é preciso democratizar a tecnologia, exemplificando que grande parte dos produtores rurais tem WhatsApp, mas poucos têm acesso ao 4G.

Recentemente, a Frísia lançou a plataforma Digital Agro que, além da feira, integra o Connection (seleção de startups para atender aos desafios do campo), Ideas (que organiza sugestões de melhorias de toda a cadeia a qual a cooperativa está inserida) e o News (com seleção de informações importantes para o segmento). Com a plataforma, a cooperativa gera conexão entre diversos setores para fortalecer as ações e apresentar resultados de alto nível.

O evento virtual foi transmitido via YouTube, no canal da Frísia, e no site Notícias Agrícolas.

Quer conferir como foi? Acesse: https://youtu.be/8bvDuDlEv4o