Plantio de mudas marca mês da árvore na Frísia

plantio-de-mudas-mes-da-arvore-frisia-em-foco (3)

A distribuição e o plantio de árvores nativas (frutíferas e não frutíferas) são práticas da Frísia para reforçar seu compromisso com a sustentabilidade. Somente em 2020, em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), a cooperativa distribuiu mais de 22 mil mudas nativas de várias espécies do bioma Mata Atlântica, utilizadas para reflorestar aproximadamente 45 hectares na região dos Campos Gerais.

Em 2021, o plantio foi diversificado com uma ação no Instagram da cooperativa: “O futuro se planta no presente: 1 curtida = 1 árvore plantada”. Foram 5.067 curtidas no post promocional, convertidas em novas árvores.

O plantio iniciou em setembro, em comemoração ao Dia da Árvore. Alunos da Escola Elo Sagrado participaram do plantio de 300 mudas numa área de preservação da Frísia, e o colégio recebeu mais 150 unidades para distribuição entre os alunos. A comunidade da Escola Evangélica de Carambeí recebeu 600 mudas, parte plantada na área da escola. Outras 50 unidades serão plantadas na Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) e mais de 2 mil serão plantadas em propriedades de cooperados.

A ação ganhou uma outra dimensão que se somou a 4 mil mudas da Prefeitura de Carambeí – distribuídas para os alunos da rede municipal de ensino para plantio nas residências – e 4 mil mudas extras para distribuição no Dia da Árvore. Até novembro, 17 hectares de mudas nativas serão plantados em uma das unidades da Frísia, para enriquecimento da vegetação nativa.

Mãos na massa

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Alunos da Escola Elo Sagrado

Jean Andrusko, analista ambiental da Frísia, conta que a sustentabilidade é uma das prioridades da cooperativa e dos cooperados. Ele cita como exemplo o fato da legislação exigir 20% de reserva legal nas propriedades, mas os cooperados terem mais de 30%, em média. “Mais uma vez a Frísia, com as parcerias, realiza o plantio de mudas para comemorar o Dia da Árvore. Em 2020, plantamos mais de 25 mil mudas de espécies nativas, todas elas vindas do viveiro do IAT”.

Entre os alunos que participaram do plantio, está Gabriel Tedesco, estudante do Colégio Elo Sagrado, de Carambeí, que plantou o Pau Brasil, que corre o risco de extinção. “Plantar uma árvore é uma experiência muito boa, além de criar uma consciência para ajudar no futuro, ajudar o planeta. É uma ação muito importante ao mundo, pois diminui o aquecimento global”.

Maria Eduarda Santos, também estudante do Colégio Elo Sagrado, disse que gostou muito da experiência. “Aprendemos na escola que, daqui a algum tempo, pode acabar a água aqui. Sabemos que as árvores são a base da água, de tudo”. Coordenadora do colégio, Joselba Oliveira destacou a importância da prática. “Muitas vezes colocamos somente a teoria para os estudantes, mas a prática é muito diferente. Quando eles souberam que tinha Pau Brasil, queriam disputar quem plantaria. Quando plantaram a primeira vez, despertou o interesse neles”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Alunos da Escola Evangélica de Carambeí

Fonte: Assessoria Frísia

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Categorias

LOJAS FRÍSIA

Confira as ofertas das Lojas Agropecuárias Frísia! Faça o download do tabloide e aproveite os descontos especiais.

PRÓXIMO EVENTO FRÍSIA