A dinâmica e a valorização ainda maior das unidades da Frísia são atestadas pela 43ª Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (Sipat). As atividades realizadas incentivam a pró-atividade dos quase 1,2 mil colaboradores com jogos, brincadeiras e palestras. A Sipat 2021 será encerrada dia 26 de novembro, junto com a festa de confraternização.
“A rotina, às vezes, não nos traz segurança. Isso vale para a nossa saúde, para a qualidade de vida, e vale, principalmente, para a nossa segurança. Que de fato a gente possa parar, refletir e começar a olhar para esses hábitos e costumes ruins e substitui-los por boas práticas. Temos que também refletir para com os outros, ser exemplo para fazê-los mudarem, o que vale para o nosso colega de trabalho e também para os nossos familiares”, afirmou o superintendente da Frísia, Mario Dykstra, que esteve presente na abertura oficial da Sipat na Unidade Paraíso do Tocantins. Nos outros anos, a abertura era realizada em Carambeí (PR), onde está localizada a Matriz.
Além do superintendente, os gerentes de Gestão de Pessoas e Administrativo e Financeiro, Tatiana Kfouri Tigges e Nevair Mattos, respectivamente, também estiveram presentes no Tocantins.
“Com a temática “Valorizando a Vida com a Mudança de Hábitos”, a edição deste ano da Sipat não foca apenas na saúde e qualidade de vida, mas também em mudanças de comportamentos relacionadas à segurança do trabalho, fomentando hábitos relacionados ao uso dos equipamentos de proteção individual – EPI, ao cumprimento de procedimentos e normas da cooperativa, a organização das áreas de trabalho e a importância da análise e percepção de riscos antes de realizar as atividades. Essa é a mudança de hábito que nós queremos e buscamos”, explica Gabriel Matheus de Souza, especialista em Saúde e Segurança do Trabalho da Frísia.
Fim de ano
Ao longo da semana, uma mescla de diversão, conscientização e atenção aos cuidados para um trabalho mais seguro será tratada com as ações. Serão jogos, como o de tabuleiro humano da segurança, perguntas e respostas, e quiz online, além de palestras teatrais.
No último dia (26), haverá o encerramento da Sipat, que neste ano foi somado à tradicional confraternização. Na ocasião, será realizada a palestra com o ex-jogador de futebol, Jackson Follmann, um dos sobreviventes do acidente de avião da Chapecoense, em 29 de novembro de 2016. Além disso, haverá o concurso de paródias, a premiação da InterCIPA e show com banda ao vivo.
A InterCIPA é uma interação entre as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) e as outras áreas da cooperativa. Times são formados e tarefas são lançadas durante o ano para serem realizadas pelas equipes, acumulando pontos e, ao final da Sipat, serem premiados. As tarefas são voltadas a questões sociais (doação de alimentos, roupas e sangue, por exemplo) e de conscientização em segurança e saúde no trabalho.
“Diferentemente dos anos anteriores, em que as atividades eram focadas nas unidades maiores, este ano estamos com as ações em todas as unidades, com equipes realizando os jogos e as brincadeiras para trazer um conceito diferente de informação ao colaborador. Acreditamos que essas atividades dinâmicas agregam mais o conhecimento e a fixação desse conhecimento”, destaca Souza.
Fonte: Assessoria Frísia