Dando prosseguimento aos preparativos para a Assembleia Geral Ordinária de 2022, a Cooperativa Frísia realizou na última quarta-feira (09) a pré-assembleia com os cooperados pecuaristas de leite. Com cerca de 100 cooperados presentes, foi realizada apresentação de relato sobre desempenho do setor em 2021, eleição dos membros para o Comitê Pecuária Leite, apresentação dos demonstrativos financeiro e o orçamento para 2022.
“Durante o ano de 2021, tivemos uma benção muito grande, que a nossa região, principalmente com o fator clima, foi pouco afetada. Conseguimos produzir nossa silagem, nossas forragens, colocar os custos de ração, de matérias primas e daquilo que dá o suporte para a produção em condições muito favoráveis para o produtor de leite. Como cooperativa, temos feito um trabalho grande para tentar reduzir os custos para nossos cooperados. O uso dos resíduos das cervejarias, hoje é uma força que a gente tem, para adequar os nossos custos, é uma matéria prima que a gente ainda tem competitividade. Vai ser um ponto muito favorável para todos os produtores de leite”, destaca o diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus.

Foi apresentado aos participantes o desempenho da atividade da pecuária de leite em 2021, que registrou um crescimento de quase 3%, com uma produção média de 3 mil litros de leite por dia. Também houve maior precificação do leite neste último exercício. “Ainda que pequeno, o crescimento na produção é bastante positivo, pois muitas regiões registraram queda. Somado a isso, ano após ano, temos uma melhoria constante na qualidade do nosso leite, colocando nosso produto em um patamar diferenciado no mercado brasileiro”, detalha o Gerente de Negócios Bovinos da Frísia, Jefferson Tramontini Pagno.
Esse desempenho é resultado do avanço na adoção de Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que hoje já contempla mais de 82% das propriedades com produção de leite e representa aproximadamente 94% do volume de produto produzido dentro desses critérios, nas categorias Ouro e Prata.
Além da redução no custo de produção com a adoção do resíduo das cervejarias, a cooperativa também conseguiu garantir uma condição mais competitiva aos cooperados com a compra de matéria prima abaixo do valor de mercado, tendo ficado, em média, 10% menor na compra de milho e farelo de soja. Para 2022, este segue sendo um dos desafios para o segmento, identificar oportunidades para redução de custos dos produtores, de forma a sustentar o crescimento da produção de leite da Frísia.

Além do relato do setor sobre o ano de 2021, a pauta da pré-assembleia também contemplou a apresentação do Balanço Geral e Demonstrações Contábeis do exercício 2021, a proposta de destinação das sobras e perdas, apresentação do orçamento 2022 e realização de processo eleitoral, com a indicação de membros para compor a chapa do Conselho Fiscal para 2022, a indicação de membros para compor a chapa do Conselho de Administração e a indicação e eleição de membros para o Comitê Pecuária Leite.
Comitê Pecuária Leite
Votação
Lorena Coppla – 72 votos
Emerson Vriesman – 56 votos
Reinaldo Borger – 47 votos
Ernani Linderman – 26 votos
João Kuk Machado – 25 votos
Lourenço Vriesman – 1 voto
Ari Voorsluys – 1 voto
Jacob Zilstra – 1 voto
Brancos – 9 votos
Nulo – 2 votos
Composição Comitê Pecuária Leite 2022
Lorena Coppla
Emerson Vriesman
Reinaldo Borger
Juan van der Vinne
Robin Vink
André Schmidt de Souza
Carlos Antonio Kleina
Lisiane Rocha Czech
Jonhy van Vliet
Fonte: Assessoria Frísia