A Frísia Cooperativa Agroindustrial lamenta profundamente o falecimento ocorrido nesta quinta-feira (29/06) de um dos principais nomes da agricultura mundial, Alysson Paolinelli. O ex-ministro estava internado no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG).
Mineiro de Bambuí, Paolinelli era engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL). Em 1971 foi convidado para a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais. Em março de 1974 assumiu o Ministério da Agricultura. Sua visão e trabalho promoveram políticas para o agro e o desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro.
Estruturou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), atraindo pesquisadores de universidades e órgãos de assistência técnica. Também foi deputado federal e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Em 2021, Alysson Paolinelli foi indicado para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz. Atualmente, exercia o cargo de presidente-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).
A Frísia agradece a contribuição de Paolinelli ao agro e oferece o seu apoio aos amigos e familiares.