Embora os produtores estejam com as atenções voltadas para a colheita e comercialização da safra de soja 22/23, o planejamento da próxima temporada de plantio vem ganhando espaço no dia a dia dos cooperados da Frísia no Tocantins, com estimativa de plantio de mais de 40 mil hectares do grão. Por conta da baixa nos preços (o menor dos últimos três anos), estratégias de investimento e venda estão sendo repensadas para que não haja prejuízos. A Frísia Cooperativa Agroindustrial já está desenvolvendo meios para o sucesso de colheita dos cooperados.
Felype Braga, coordenador de comercialização de grãos da Frísia, explica que atualmente as lavouras americanas enfrentam problemas climáticos, e aí surgem algumas oportunidades de venda no Brasil. “A estratégia para mitigação de riscos para a próxima safra é a gestão de insumos juntamente com o travamento do grão. Entrar uma safra com seu custo travado, com a venda antecipada da soja, deixa o cooperado garantido no pagamento de insumos, reduzindo assim, a exposição e volatilidade do mercado. Ficar atento aos fundamentos de mercado para os próximos meses deve ser rotina para tentar melhorar a rentabilidade final”, aponta.
O gerente executivo da Frísia, Marcelo Cavazotti, confirma a orientação. “Nosso foco nesta próxima safra é fazer uma gestão precisa de custos, ser muito assertivo no manejo da cultura e orientar o cooperado para que seu momento de comercialização seja bom. O travamento de custos também é muito importante para esta próxima safra, já que a volatilidade de preços de insumos e commodities ainda está acontecendo”, explica.
Safra 22/23
A safra de soja 22/23 foi iniciada um pouco mais tarde devido às chuvas, mas daí em diante as condições foram próximas às ideais para o desenvolvimento da cultura. Foram plantados quase 36 mil hectares do grão entre os cooperados do Tocantins, cujo fechamento médio deverá ficar por volta das 65 sacas/ha.
*Fonte: Assessoria de Imprensa Frísia
Leia mais:
No Tocantins, cooperativa Frísia prevê colheita de mais de 80 sacas de milho safrinha por hectare