A Frísia Cooperativa Agroindustrial, que em 2025 completa 100 anos, subiu seis posições no ranking “500 Maiores da região Sul – Grandes & Líderes”, realizado pelo Grupo Amanhã há 33 anos. A cooperativa está na 45a colocação na região Sul (estava em 51o anteriormente), o que coroa o trabalho de cooperados e colaboradores. O levantamento tem a parceria técnica da PwC Brasil.
O ranking também apresenta as colocações da companhia do estado do Paraná. A Frísia está em 17o, subindo duas colocações sobre o levantamento anterior. Somente entre cooperativas do Paraná, nos ramos agropecuário, crédito e saúde, a Frísia está na oitava colocação entre as 27 presentes no “500 Maiores”.
O levantamento se baseia nos balanços financeiros, com o critério de classificação pelo indicador exclusivo Valor Ponderado de Grandeza (VPG), resultado da soma de 50% do patrimônio líquido, 40% da receita líquida e 10% do resultado líquido – lucro ou prejuízo – do exercício. O ranking de 2023 é baseado nos dados do ano anterior.
A Frísia faturou em 2022 R$ 7,058 bilhões, 36% acima do conquistado no ano anterior, que foi de R$ 5,2 bilhões. Com 98 anos, a cooperativa está presente nos estados do Paraná e Tocantins.
*Fonte: Assessoria de Imprensa Frísia
Leia mais:
Estudo coloca Frísia entre as maiores cooperativas agrícolas do mundo