Impulsionada por condições climáticas favoráveis durante o ciclo da cultura, a colheita da segunda safra pelos associados da Cooperativa Frísia no Tocantins avança rapidamente. Até a segunda semana de julho, a cooperativa espera ter concluído 100% da colheita referente à área plantada. Até o momento, a área colhida ultrapassa os 20%.
Glayson Oliveira, agrônomo do setor de assistência técnica, destaca o papel da cooperativa na facilitação e suporte aos cooperados durante a colheita. “A Frísia é essencial para garantir a segurança aos cooperados, tanto na cultura principal da primeira safra, que é a soja, quanto na segunda safra, que inclui milho, gergelim e sorgo. A cooperativa oferece total apoio aos seus cooperados, do plantio à colheita. A assistência técnica está presente nas lavouras junto aos seus assistidos durante todo o ciclo da cultura. Além disso, proporciona suporte no armazenamento dos grãos e auxilia na comercialização”, afirma o profissional.
Um dos diferenciais da Frísia é que os agrônomos são avaliados pela rentabilidade que proporcionam aos cooperados. “Essa estratégia permite recomendações baseadas exclusivamente no custo-benefício, garantindo que apenas os produtos realmente necessários sejam utilizados. A assistência técnica é prestada semanalmente, com um agrônomo presente nas fazendas desde o plantio até a colheita, oferecendo suporte contínuo”, explica Marcelo Cavazotti, gerente executivo da Frísia no Tocantins.
Oliveira aponta ainda que, devido aos desafios enfrentados na safrinha, como o risco de incêndios devido ao período de seca e baixa umidade, a Frísia tem implementado medidas preventivas eficazes. “Os produtores são orientados a colherem em horários mais frescos, preferencialmente à noite, e a manterem um tanque de água próximo, além de uma equipe treinada e preparada para agir em caso de incêndio”, completa.
*Fonte: Assessoria de Imprensa Frísia
Leia mais:
Cooperativa Frísia completa oito anos de atuação no Tocantins