Em agosto, a cooperativa Frísia ampliou seu armazém refrigerado de sementes em Paraíso do Tocantins com um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. A expansão triplicou o espaço de armazenamento, de 1.000 para 3.000 metros quadrados, reforçando o compromisso da cooperativa em oferecer o melhor suporte aos seus cooperados. A ampliação permite armazenar mais de 3.000 bags de sementes, atendendo à crescente demanda e garantindo a segurança e a qualidade necessárias, dado o armazenamento adequado exigido pela fisiologia sensível das sementes.
Marcelo Cavazotti, gerente executivo Tocantins, explica a logística e a importância do novo armazém de sementes. “Hoje, contamos com mais de 80 cooperados integrados, que operam em mais de 100 fazendas na região central do Tocantins. Ter um armazém como este é essencial, pois permite que os cooperados armazenem suas sementes até o mais próximo possível do momento do plantio, entre três a quatro dias antes da semeadura. Após esse período, as sementes começam a perder qualidade, vigor e capacidade de germinação, o que impacta diretamente na produtividade”, destaca o gerente.
Mário Blens, supervisor de insumos agrícolas da Frísia, responsável pela área de sementes, defensivos e fertilizantes na unidade do Tocantins, explica a importância da ampliação do armazém refrigerado. “Para que o cooperado armazene suas sementes de forma segura, preservando o vigor e a germinação necessários para atingir o maior potencial produtivo, é fundamental manter a temperatura a 18 graus Celsius e a umidade relativa entre 50% e 55%, e a Frísia assegura essas condições. Além disso, a cooperativa investiu em melhorias na agilidade da retirada das sementes, já que as janelas de plantio no Tocantins são curtas. Melhorias na área externa e nas docas de carregamento aumentaram a velocidade de carregamento em 30% a 40%”, explica Mário.
A cooperativa já está recebendo sementes, que serão enviadas ao campo a partir do final de setembro ou início de outubro, após o fim do vazio sanitário. O manejo começa no momento do recebimento. Além disso, a Frísia possui uma unidade industrial de tratamento, que entrega as sementes prontas para o plantio, como as cultivares de soja, milho, sorgo e braquiária.
Planejamento
O investimento foi planejado para atender às necessidades de médio e longo prazo da Frísia. Com base em um estudo, a cooperativa projeta que o armazém atenderá os cooperados pelos próximos três a cinco anos. Atualmente, a demanda é de cerca de 2.500 bags, com 150 cooperados, dos quais 80 a 85 são ativos na agricultura. Com o crescimento previsto, a expectativa é alcançar 120 cooperados agrícolas no Tocantins, elevando a demanda para 3.500 bags, o que justifica o investimento feito. Enquanto isso, a cooperativa planeja utilizar o espaço excedente, alugando para parceiros estratégicos na região central do estado.
*Fonte: Assessoria de Imprensa Frísia