A relevância da Cooperativa Frísia, do Sistema Ocepar e do cooperativismo foi destacada em um grande evento de homenagem realizado na última segunda-feira (7) pelo governo do Paraná e Assembleia Legislativa, no Palácio Iguaçu, em Curitiba (PR). Cerca de 500 pessoas – entre lideranças cooperativistas e políticas, e convidados – participaram da sessão solene em homenagem aos 100 anos da Frísia e ao Ano Internacional das Cooperativas, onde a história do cooperativismo se apresenta como esteio para o desenvolvimento do estado, progresso dos municípios e melhoria do bem-estar da população, na geração de emprego, renda e oportunidades.
A noite começou com a apresentação do Coral Frísia, composto por cooperados e colaboradores da cooperativa. Em seguida, foi destacada a proclamação, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, apontando como papel vital no avanço do desenvolvimento sustentável, na erradicação da pobreza e no fomento do crescimento econômico inclusivo. Somente no Paraná, são mais de quatro milhões de cooperados, com geração de 146 mil empregos diretos. Em 2024, a receita global das cooperativas do estado atingiu R$ 205 bilhões.
A Cooperativa Frísia é a mais antiga do segmento agro do Paraná e segunda do Brasil, completando um século em 2025. Ela foi fundada com a união de sócios visionários para a produção de leite, manteiga e queijo, que eram comercializados em Ponta Grossa, Curitiba e São Paulo. Com cerca de 1,1 mil cooperados e 1,2 mil colaboradores, a Frísia também tem atuação no Tocantins. Em 2024 (dados apresentados este ano), os cooperados produziram 362,2 milhões de litros de leite; 826,8 mil toneladas de grãos; 93 mil toneladas de produção florestal; e 27,9 mil toneladas de carne suína.
“É uma honra e um orgulho estar comemorando 100 anos no Ano Internacional do Cooperativismo. O cooperativismo no Paraná é tão forte porque mostra o coletivo, a união, a fé e o trabalho. Isso é muito gratificante porque o estado, o governo, a Assembleia Legislativa entendem a importância e o protagonismo das cooperativas em suas regiões. Eu sempre digo: o estado entende para, depois, atender, com programas de incentivo e apoio”, afirma o presidente da Frísia, Geraldo Slob.

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, ressaltou a importância das cooperativas, as chamando de “esteio” da produção do estado. “Temos que ter orgulho, como paranaense, pelas cooperativas, são aquelas que produzem mais de 70% do que gera o nosso estado e, por isso, somos o supermercado do mundo, como diz o nosso governador Ratinho Jr.”, destaca Piana.
“O cooperativismo é o resultado de um bom planejamento. Hoje, ele é uma realidade que foi construída ao longo dos anos. Estamos comemorando com uma cooperativa que fez o centenário este ano, pouquíssimas empresas chegam a esse tempo. É um negócio nosso, do Paraná. As cooperativas estão na base e todo o resultado que elas têm voltam para a base, gerando desenvolvimento e novas oportunidades”, explica o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
Também estiveram presentes no evento o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o senador Sérgio Moro; o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes; o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara; deputados estaduais; secretários de Estado; diretores e conselheiros do Sistema Ocepar; e prefeitos de mais de 50 municípios do Paraná.
Após o evento, foi aberta a exposição ‘Cooperativismo: história, legado e futuro’, alusiva aos 100 Anos da Frísia e ao Ano Internacional do Cooperativismo, no Palácio Iguaçu, onde permanecerá aberta para visitação pública até o dia 17 de julho.

