A Cooperativa Frísia e o Sistema Ocepar serão homenageados pela Assembleia Legislativa e o Governo do Estado do Paraná no dia 7 de julho, às 17h, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A cerimônia celebra os 100 anos de história da Frísia, a mais antiga cooperativa de produção do Paraná, e o Ano Internacional do Cooperativismo, ambos em 2025, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento contará ainda com a abertura da exposição ‘“’Cooperativismo: história, legado e futuro’.
Para o presidente da Frísia, Geraldo Slob, a homenagem e a exposição são gratificantes para a cooperativa, cooperados e colaboradores. Além disso, ela coroa todo o trabalho e a dedicação para a produção agropecuária e o desenvolvimento da sociedade. “Estamos muito felizes pelo evento. Imaginar que há 100 anos sete visionários começaram a nossa cooperativa em Carambeí, e vê-la como está hoje, nos enche de orgulho e nos prepara para mais um século de história”, conta Slob.
“A declaração da ONU em 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas é uma oportunidade estratégica para impulsionar o cooperativismo e mostrar para a sociedade o que o setor representa para o desenvolvimento das comunidades e das pessoas”, afirma José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar. “Neste ano especial, a Cooperativa Frísia completa 100 anos de existência e sua história reforça a mensagem de que as cooperativas são agentes de mudança, promotores de inclusão social e geradores de valor compartilhado”, destaca.
A homenagem faz parte da programação do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, que reúne lideranças para discutir o futuro do setor. Estão confirmadas as presenças do governador em exercício, Darci Piana, do presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, e do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, entre outros nomes do agronegócio nacional.
Com cerca de 1,1 mil cooperados e 1,2 mil colaboradores, a Frísia é a mais antiga cooperativa de produção do Paraná e a segunda do Brasil, com atuação também no Tocantins. Em 2024 (dados apresentados este ano), os cooperados produziram 362,2 milhões de litros de leite; 826,8 mil toneladas de grãos; 93 mil toneladas de produção florestal; e 27,9 mil toneladas de carne suína.
Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, a ONU declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas em reconhecimento ao papel transformador na construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.
