Com o objetivo de reunir agropecuaristas e agrônomos da região de Paraíso do Tocantins para um dia de formação técnica, o 1° Show Tecnológico Cerrado, ocorre no dia 14 de fevereiro, no entreposto da Frísia – Cooperativa Agroindustrial, que realiza o evento em parceria com a Fundação ABC. As inscrições podem ser feitas gratuitamente.
O evento também tem como intuito reunir as principais marcas do segmento, juntamente com as áreas de pesquisa da Fundação ABC, para apresentar as mais recentes novidades em manejo de doenças e pragas, bem como lançamentos de novos produtos.
Na programação, entre os temas que serão apresentados pela Fundação ABC estão: Fitopatologia, Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão, Solos e Fitotecnia. A jornalista, especialista em agronegócio, Kellen Severo também está na programação e ministra uma palestra com o tema ‘Economia e Agronegócio’.
No setor de Solos e Nutrição de Plantas, o coordenador de pesquisas da Fundação, Gabriel Barth aborda a correção de solo no Cerrado, doses de calcário, gesso, nível de incorporação e outros assuntos ligados à área.
Fabricio Pinheiro Povh, agrônomo responsável pelo setor de Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão apresenta a tecnologia de aplicação de defensivos, destacando o tamanho de gota e taxa de aplicação.
Para tratar do setor de Fitopatologia, o pesquisador Sênio José Napoli Prestes debate com os participantes as soluções sobre o manejo das doenças da cultura da soja, sobre como aplicar os fungicidas, quais os produtos a serem usados e quando eles mais respondem.
Já o setor de Fitotecnia, coordenado pelo pesquisador Hélio Antônio Wood Joris, apresenta o ensaio instalado no campo, com as variedades de soja para a região. “Nós já temos mais quatro anos de pesquisa na região, com testes de diferentes variedades nos diferentes ambientes da região, inclusive com indicações e posicionamentos aos cooperados de Frísia que já demonstraram na prática que nosso trabalho vem dando bons resultados aos cooperados da Frísia. Para o Show Tecnológico do Cerrado, vamos apresentar o desempenho de 53 variedades”, destacou.
Os participantes serão recebidos às 08h e terão uma pausa para almoço ao 12h. O evento encerra às 15h30. A expectativa dos organizadores é que mais de 300 pessoas participem do 1º Dia de Campo.