Na primeira semana de fevereiro, coordenação e diretoria da matriz da Frísia participaram de uma rodada de eventos no Tocantins. Foi realizado um encontro com a Associação Brasileira de Cooperativas no Tocantins (OCB-TO), workshop e pré-assembleia para os cooperados.

Cooperjovem

Com o objetivo de expandir a ação do Cooperjovem e levar o programa para Tocantins, a Frísia provocou um diálogo de aproximação com a OCB-TO. Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de implantação do modelo de educação cooperativa do programa em escolas do município de Palmas e Paraíso do Tocantins, onde fica localizado o entreposto da Frísia.

Frísia 360° – Ativação Aplicativo e Extranet

Numa ação personalizada a Frísia promoveu um workshop com orientações para o uso do aplicativo e extranet do cooperado. A coordenadora de TI da Frísia, Berenice Los, apresentou todas as funcionalidades das ferramentas de maneira didática e dinâmica. Os cooperados tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o tema.

Pré-assembleia

No dia 06 de fevereiro, 17 associados com atividade no setor agrícola, reuniram-se para a pré-assembleia, no Hotel Girassol Plaza, em Palmas (TO).

Na abertura, o presidente, Sr. Renato João de Castro Greidanus, deu as boas-vindas aos presentes, falou sobre a importância da família dentro do processo de desenvolvimento dos cooperados dentro da Cooperativa e da relação de proximidade e confiança que se busca estabelecer. Além disso, agradeceu os esforços e trabalho da equipe para expansão dos negócios no Tocantins. O gerente corporativo, Paulo Roberto Marchezini e os conselheiros Henrique Degraf e Artur Nolte, estavam presentes na reunião.

Dentre os temas tratados estavam o Transporte Revendedor Retalhista (TRR), a Implantação da Bovinocultura de Corte, avanço nos estudos relacionados ao Projeto Piscicultura e Desafios para 2020. O diretor-presidente falou, também, sobre a possibilidade de diversificação de produção com foco no algodão como cultura alternativa para rentabilizar ainda mais o negócio. Ele ainda destacou o comprometimento da Frísia e a sinergia nos negócios, representados pelo Programa Frísia 360º, com objetivo de trazer suporte para os negócios dos associados, do começo ao fim.

O gerente corporativo apresentou o balanço geral, demonstrações contábeis no exercício de 2019 e o orçamento da Cooperativa para o ano de 2020, faturamento previsto e a tabela de taxas e contribuições a serem aplicadas.

A reunião também contou com um processo eleitoral para a renovação do Comitê Agrícola Tocantins. Hermann Weigand e Raul Milla deixaram o Comitê Agrícola Tocantins e os senhores Marcelo Andrighetti e Altamir Ferreira, votados por aclamação, compõem a nova estrutura.

A coordenadora da unidade, Erica Lima Brito, apresentou a estrutura da cooperativa, seus setores e coordenações, como também, a forma em que são divididos os suportes entre Tocantins, Paraná e seus cooperados. Demonstrou o histórico de crescimento da Unidade, as conquistas do ano passado, a forte atuação ao Comitê Agrícola, o trabalho da ASTEC e a dimensão da área atendida, históricos de produtividade, por cultura, ações e eventos, trabalhos em conjunto com a Fundação ABC, e a realização do 1º Show Tecnológico do Cerrado, no próximo dia 14/02.