No dia 25 de setembro, aconteceu a formatura da primeira turma do Programa de Formação Profissional Lean. Realizado com o apoio do SESCOOP/PR e ministrado pela consultoria Gemba Group, de Curitiba/PR, o programa tem como objetivo capacitar os profissionais para aprenderem a enxergar desperdícios e oportunidades, transformando os processos através da metodologia Lean.

Foram 21 colaboradores que apresentaram 16 projetos, sendo 6 deles já finalizados e um resultado financeiro estimado total que ultrapassa R$ 1,5 milhão. Os projetos são voltados à redução de consumo de energia, eficiência de equipamentos, estoques, gestão básica, gestão de projetos, entre outros. A gestão interna de todo trabalho é feita pela área de Gestão de Processos e Qualidade.

Dessa equipe, 15 colaboradores serão escolhidos para seguir para próxima etapa, o curso de Green Belt, que desenvolve habilidades para realização de projetos mais ágeis para melhoria contínua nos processos internos. O curso terá início em outubro.

Com esses projetos, a Frísia terá um sistema ainda mais rápido, eficiente, livre de retrabalhos e desperdícios, garantindo que a gestão e operação da cooperativa esteja cada vez mais alinhada com as melhores práticas de mercado.