Saúde e Segurança são valores inegociáveis para a Frísia. Por isso, mesmo diante do cenário atual de pandemia, entre os dias 16 e 20 de novembro, foi realizada mais uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. O evento, que teve como tema “Um Ano de Transformações e Mudanças”, foi elaborado pela primeira vez de forma híbrida: presencial, para um número limitado de participantes, seguindo os protocolos de saúde; e online, com transmissão ao vivo pelo canal da cooperativa no YouTube.

A abertura da 42ª SIPAT foi realizada pelo presidente Renato Greidanus, juntamente com o superintendente Mario Dykstra, os quais destacaram a importância do evento para conscientização da Saúde e Segurança dos colaboradores. Eles também reforçaram o trabalho na mudança de cultura e a meta de Acidente Zero.

“A semana foi ótima. As atividades foram desenvolvidas para reflexão do quanto evoluímos nos últimos anos em relação à nossa cultura em segurança e saúde, pois nosso objetivo é que segurança e saúde sejam valores inegociáveis para todas as pessoas que interagem direta ou indiretamente com a Frísia”, afirmou o coordenador de Segurança do Trabalho na Frísia, Alexsandro dos Santos.

Atualmente, a cooperativa conta com aproximadamente 1.100 funcionários, sendo registradas 2.032 participações no decorrer do evento. “Acreditamos que aproximadamente 700 colaboradores foram impactados pelas atividades, em todas as nossas unidades”, destaca Santos.

Durante a programação, foi exibido o vídeo oficial do evento, com o objetivo de sensibilizar e enfatizar o tema da SIPAT 2020, trazendo depoimentos de colaboradores das unidades de negócio da Frísia sobre Saúde e Segurança. Também, foram apresentados nas unidades de Carambeí, Ponta Grossa e Tibagi os novos presidentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – Gestão 2020/2021.

A semana contou com três palestras principais: “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”, “Proteção das Mãos” e “Novo Normal em SST”. Além disso, foram realizadas intervenções em áreas operacionais sobre as Regras de Ouro e Ergonomia; além de um estande educativo sobre covid-19, tabagismo, DST e alcoolismo; e um quiz com perguntas sobre Saúde e Segurança, com sorteio de brindes para os participantes.

O encerramento da semana contemplou ainda os resultados do Programa Acidente Zero (PAZ), da gincana InterCIPA e do Concurso de Desenhos, novidade deste ano, que recebeu mais de 80 desenhos elaborados pelos filhos dos colaboradores.

O coordenador de Gestão de Processos e Qualidade da Frísia e presidente da CIPA em Carambeí, Carlos Roberto Vasconcelos Valter, explicou que, devido à pandemia, as empresas foram dispensadas da realização da SIPAT. No entanto, a cooperativa realizou as atividades por uma questão de cultura, pela importância da mobilização e, ainda, por ver necessidade de continuidade das ações.

“A SIPAT tem a missão de passar uma mensagem aos colaboradores e gerar uma reflexão sobre prevenção. Uma das mensagens ficou clara: segurança como valor inegociável, sendo esse um dos objetivos da semana”, conta Valter.

Confira algumas fotos do evento: