No dia 28 de junho, a Frísia reuniu 30 colaboradores para a capacitação do programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC). O objetivo do FIC é estimular e apoiar as cooperativas na busca constante pelo bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, cooperados e dirigentes.

O programa se baseia em quatro pilares do FIB, índice que mede a Felicidade Interna Bruta de uma nação: promoção de um desenvolvimento socioeconômico sustentável e igualitário; preservação e promoção dos valores culturais; conservação do meio ambiente natural; e estabelecimento de uma governança em consonância aos princípios e valores do cooperativismo. Nesse propósito, os felicitadores, como são chamados os participantes do FIC, têm um papel fundamental de auxiliar a cooperativa na condução do programa, a fim de medir indicadores de bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade da participação comunitária, cultura, educação, meio ambiente, governança e padrão de vida.

O treinamento dos felicitadores foi conduzido pela Cooperativa Pluricoop, que irá apoiar a Frísia no desenvolvimento do programa. A Pluricoop reforçou o papel fundamental do felicitador no processo de desenvolvimento do FIC e seu impacto nesse processo complexo de aplicação para que realmente a Felicidade Interna Cooperativista seja alcançada com excelência e alegria.

Luisa Maria Acordi, analista florestal, está feliz em participar do FIC. “Foi muito gratificante participar do treinamento de felicitadores. Além do conhecimento adquirido, pude notar que com a correria de nossa rotina, muitas vezes esquecemos de priorizar as pequenas coisas que nos trazem felicidade. Espero contribuir para o sucesso do programa na cooperativa em busca do bem-estar e qualidade de vida de todos”.

O felicitador e assistente administrativo do Tocantins, Abraão Evangelista da Silva, também compartilhou a alegria em participar do programa. “Participar do treinamento FIC foi um aprendizado importante, pois percebo o quanto a cooperativa tem investido em benefícios que trazem o bem-estar de cada colaborador e como este projeto é importante para a felicidade de cada integrante equipe. Fazer parte da equipe de felicitadores é honra imensa”.