Frísia coloca em funcionamento novo entreposto de grãos no Tocantins

descarga de milho TO

Na última semana, tivemos estreia do nosso novo entreposto de recebimento e armazenagem de grãos na cidade de Dois Irmãos do Tocantins. A unidade recebeu a primeira carga de milho, resultado da produção da safrinha 22/22 do cooperado Pedro Rabito. A nova unidade tem capacidade para armazenar 21 mil toneladas de grãos e vai otimizar a produção de milho e soja dos nossos cooperados no TO em um raio de 100 quilômetros na região noroeste do estado.

Esta expansão faz parte dos planos de investimentos da Frísia para ampliar o volume de negócios agrícolas até 2025. A construção do entreposto iniciou em 2021 e ainda está em andamento com a parte administrativa e outras áreas operacionais. Há seis anos no Tocantins, a Frísia apresenta um crescimento em números de cooperados, áreas de atuação e unidades no Estado. Esse trabalho se deve à aplicação do “Planejamento Estratégico Rumo aos 100 anos”, que conduz as ações da cooperativa visando gerar maior rentabilidade aos cooperados.

Na safra 22/23, a cooperativa estima uma área total de 50 mil hectares, sendo 35 mil de soja e 15 mil da safrinha de milho – em 2016, ano da chegada, eram menos de 4 mil hectares de área total. A recepção de grãos da Frísia no Estado apresentou um aumento de 51% em 2021 em relação ao ano anterior. Para elevar ainda mais esse número, a cooperativa aumentará o número de entrepostos, começando pela expansão em Dois Irmãos do Tocantins. Com capacidade de armazenamento de 21 mil toneladas de grãos, a unidade deverá atender uma região que conta com aproximadamente 45 mil hectares de área plantada, que envolve os municípios de Dois Irmãos do Tocantins, Araguacema, Abreulândia e Goianorte.

A Frísia conta atualmente com 116 cooperados (em 2016 eram somente 5) localizados em 22 municípios da região central do Tocantins. O objetivo é expandir nos municípios onde a cooperativa está presente. “Já iniciamos estudos para futuros entrepostos em outros municípios de atuação”, conta a coordenadora Comercial da Frísia no Tocantins, Erica Lima.

Fonte: Assessoria Frísia

Leia mais:

Show do Cerrado se firma como vitrine do agronegócio no Tocantins

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Categorias

LOJAS FRÍSIA

Confira as ofertas das Lojas Agropecuárias Frísia! Faça o download do tabloide e aproveite os descontos especiais.

PRÓXIMO EVENTO FRÍSIA