A Frísia Cooperativa Agroindustrial oferece assistência e serviço de colheita florestal para cooperados que plantam eucalipto. Com a crescente demanda pela produção de madeira para geração de energia limpa no setor industrial, a cooperativa está incentivando seus cooperados que disponham de floresta jovem ou tenham interesse em iniciar o plantio como forma de diversificar a produção em um segmento que está em crescente ampliação e vem encontrando cada vez mais mercado na região, devido à expansão industrial dos últimos anos. Em 2021, por exemplo, foi registrado crescimento de 18% no volume de comercialização florestal pela Frísia em comparação com o ano anterior, com a expedição de quase 90 mil toneladas. Esse volume deve ser ainda maior a partir do próximo ano, com o início do funcionamento da Maltaria Campos Gerais, empreendimento em que a Frísia é sócia, em modelo de intercooperação com as cooperativas Bom Jesus, Capal, Castrolanda e Coopagrícola.
“Sabemos que hoje muitos produtores cooperados da Frísia já possuem florestas em suas propriedades ou possuem áreas ociosas, que podem ser melhor aproveitadas diversificando as atividades, como um complemento a seu portfólio produtivo, desenvolvendo diferentes atividades agrícolas, pecuárias e florestais ao mesmo tempo, em uma mesma propriedade, otimizando o uso da terra para que a propriedade alcance, de forma sustentável, níveis ainda mais elevados de produtividade”, explica o coordenador Ambiental e Florestal da Frísia, Francis Bavoso.
O cooperado que já possui plantio de eucalipto e quer se tornar parceiro comercial da Frísia, garante o serviço de colheita florestal, entregue com segurança operacional e jurídica, seguindo padrões de qualidade e com custos competitivos aos produtores.
“Ou seja, o produtor pode aproveitar melhor áreas ociosas da propriedade, diversificando seu portfólio produtivo com todo o suporte da cooperativa. Além da venda externa, a própria cooperativa tem ampliado seu consumo e compra de produção florestal, para conversão em biomassa, visando alimentar o sistema energético de suas unidades industriais de forma sustentável”, detalha Bavoso. Para se tornar parceiro da Frísia na produção de eucalipto, é preciso ter plantio florestal em área mínima de 5 hectares a 10 hectares, em propriedades que estejam na região, em raio de até 100 quilômetros de Carambeí. Interessados na venda de eucalipto podem preencher o formulário no link. https://forms.office.com/r/fmudFbZUTt
Fonte: Assessoria Frísia
Leia mais:
Cooperados da Frísia têm, em média, 12% a mais de Reserva Legal nas propriedades