Potenciais para a geração de inovações e melhorias nos processos da organização, dez jovens do Programa Trainee da Cooperativa Frísia participaram, de 17 a 19 de abril, de várias ações de capacitação no estado do Tocantins. Visitas técnicas e administrativas aos entrepostos de Paraíso e Dois Irmãos do Tocantins, diálogos e compartilhamento de experiências, além de atividades de campo, proporcionaram uma contribuição no desenvolvimento e formação destes futuros profissionais.
Esta é a primeira edição do programa que busca descobrir e lapidar talentos que possam integrar o time de colaboradores da cooperativa, com um calendário exclusivo de desenvolvimento, treinamentos, workshops e job rotation (rodízio de trabalho). A visita ao Tocantins faz parte do cronograma de job rotation iniciado em janeiro de 2023 nas unidades da Frísia no Paraná e conta com a participação de jovens que atuarão nas áreas de negócios industriais; pecuária bovinos e suínos; agrícola; administrativo/financeiro e estratégia e inovação.
Werica Almeida, coordenadora de desenvolvimento humano da Frísia, explica que o Programa Trainee atende às ações do planejamento estratégico da Cooperativa. “Já estamos em atividade há quatro meses e a nossa ideia é que eles conheçam a cooperativa e tudo que ela engloba por completo para que, quando suas áreas de atuação forem definidas, eles consigam executar o trabalho de acordo com nossa realidade”, detalha.
O engenheiro mecânico Matheus Fernandes é tocantinense, mas atualmente reside em Chapecó (SC) e é um dos dez jovens a compor o time de trainees. Ele explica que as ações do programa vêm de acordo com o que ele já estava esperando. “O crescimento da Frísia onde ela atua é instigante e conhecer todas as unidades, ter uma visão de como tudo funciona é gratificante, está sendo incrível”, aponta.
Para Fábio Kreft, engenheiro agrônomo de Botucatu (SP), o aprendizado sobre as instalações e o funcionamento da cooperativa tem sido fundamental para seu crescimento não só profissional, mas também pessoal. “Conhecer o Tocantins foi especial porque é uma fronteira agrícola e é uma região que penso em atuar na cooperativa. Então nada melhor que me aperfeiçoar por aqui mesmo, entender as dificuldades, problemas, ver como poderei contribuir”, diz.
De acordo com a coordenadora comercial da cooperativa no Tocantins, Érica Lima, trabalhar na Frísia é assumir um compromisso profissional de muitos desafios, aprendizados e responsabilidade. “Aqui temos uma grande oportunidade de crescer e de contribuir com o crescimento da cooperativa. Estamos de portas abertas para que estes jovens possam contribuir conosco aqui, no Tocantins”, finaliza.
*Fonte: Assessoria Frísia
Leia mais: