Representantes do Governo do Tocantins cumpriram agenda institucional no dia 8 de novembro, no Paraná, com o objetivo de buscar um modelo de referência de desenvolvimento agroindustrial para o Tocantins. Na ocasião, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, e os secretários de Estado, da Indústria, Comércio e Serviços, Humberto Lima; e da Agricultura, Jaime Café visitaram a sede da Frísia Cooperativa Agroindustrial, em Carambeí, a cooperativa mais antiga do Estado.
O vice-governador do Tocantins ressaltou que o intuito é o desenvolvimento agroindustrial do Tocantins e para isso é preciso buscar referências do segmento, experientes e de sucesso. “O Paraná, a Região Sul do Brasil, foi um dos principais agentes de transformação do estado do Tocantins, que era um Estado de produção agrícola de subsistência, em um grande produtor de grãos e o que nós estamos buscando, seguindo as determinações do nosso governador Wanderlei Barbosa, são parceiros para que possamos continuar essa transformação; tornar o Tocantins um estado que realmente tenha a agroindústria nos seus diversos municípios, agregando valores e dando emprego para a nossa gente. E, para isso, precisamos buscar quem tem experiência na produção”, afirmou.
O diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus, assegurou o interesse de ser parceiro do estado. “Para nós é uma alegria receber gestores do estado do Tocantins; a Frísia é uma cooperativa que quer levar o desenvolvimento para o Tocantins, principalmente investindo em pessoas, oportunizando para que produtores possam continuar crescendo, com produtos viáveis, e também para que o cooperativismo cada vez faça mais diferença neste Estado, onde possamos ser cada vez mais inclusivos em produção e como produtores”.
A agenda institucional contou ainda com visitas a unidades de produção da cooperativa.
*Fonte: Governo do Estado do Tocantins
Leia mais:
Cooperados da Frísia no Tocantins iniciam plantio de soja para a safra 2023/24