Com o objetivo de participar de uma aliança sólida com o Governo do Estado e entidades representativas dos diversos setores econômicos, de forma a proteger o meio ambiente e garantir a prosperidade de economia agrícola a longo prazo, a Frísia Cooperativa Agroindustrial junto a outras instituições, assinou, na manhã de quinta-feira, 23, o Pacto pelo Desmatamento Ilegal Zero no Tocantins. A cerimônia de assinatura aconteceu no Palácio José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.
Marcelo Cavazotti, gerente executivo da cooperativa no Estado, esteve no evento e explica que a Frísia possui um setor ambiental que exige todas as documentações e autorizações ambientais como requisito básico para admitir um novo cooperado, além de orientar os atuais cooperados sobre as leis ambientais vigentes. Além disso, a Frísia está trazendo para o Tocantins o programa Fazenda Sustentável, que certificará as propriedades rurais dentro de vários aspectos ESG (sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização).
Essas são fortes demonstrações de quão preocupada a cooperativa está com o meio ambiente. “Nós do setor produtivo temos alto interesse e responsabilidade na conservação do meio ambiente. Temos a sustentabilidade como um dos principais pilares da perpetuidade da cooperativa, por isso, todo nosso apoio é no desenvolvimento econômico que cumpre a legislação brasileira, o código florestal e os planos de manejo e conservação de cada região”, completa Cavazotti.
Além da Frísia Cooperativa Agroindustrial e Governo do Estado, assinaram o pacto contra o desmatamento: Associação do Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (ADSTO). Associação Brasileira dos Produtores de Soja (APROSOJA), UNIGGEL Sementes, AGROJEM, Terra Forte Centro de Agronegócios, Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET )/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sistema OCB/TO, Coapa, Sindicato Rural de Paraíso do Tocantins, Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (APROEST) e Sindicato Rural de Araguaína.
Fonte: Assessoria de Imprensa Frísia
Leia mais:
Governo do Tocantins busca modelos de referência de desenvolvimento agroindustrial no Paraná