A presença feminina é cada vez mais forte nos campos do Brasil. As mulheres têm cada vez mais oportunidades e ocupam funções que antes eram executadas, em sua maioria, por homens. Desta forma, a Tratornew, concessionária New Holland (Ponta Grossa), convidou cerca de 40 mulheres ligadas ao agronegócio da região dos Campos Gerais (PR) e à Frísia, para uma visita à fábrica da marca em Curitiba (PR).
Durante o encontro, as mulheres tiveram a oportunidade de ver de perto como as máquinas são produzidas em instalações de última geração, além de conhecer o mais moderno centro de distribuição de peças na América Latina. A fábrica da New Holland de Curitiba, a maior e mais complexa do mundo, faz parte do Grupo CNH (Case New Holland), sob controle da Fiat, que tem unidades em Sorocaba, Piracicaba e Contagem (MG). A CNH tem investido na ampliação das linhas de produção de tratores e colheitadeiras para atender a demanda da agricultura nacional, em expansão e que bate recordes a cada safra. A maior parte das máquinas é vendida no Brasil. Somente uma pequena parcela é direcionada à exportação.
Além do aprendizado técnico as mulheres tiveram a oportunidade de interação e trocas de experiências, através das oportunidades de convivência e diálogo que a experiência proporcionou. A atividade teve também um mote social através da doação de novelos de lã e fitas de cetim para a ONG Lua Nova. A instituição, apoiada pela concessionária Tratornew, atende crianças carentes e possui uma rede feminina de artesãs, as Mulheres Bonequeiras, que confeccionam bonecas para complementação de renda familiar.