Em consonância com o propósito e diretriz estratégica da cooperativa, em 2018 foi lançado o projeto PAZ – Programa Acidente Zero. Este projeto visa a erradicação de acidentes de trabalho com afastamento até o ano de 2023, através da execução de planos estruturados de prevenção, divididos em quatro pilares básicos, sustentados pelos nossos valores.

Com as ações do projeto implementadas em 2018, houve a redução de 43% de acidentes de trabalho com afastamento, em relação ao ano de 2017.

No dia 11 de novembro, durante DMS (Diálogo Mensal de Segurança) realizado na Matriz, em Carambeí, o Coordenador de Segurança do Trabalho, Alexsandro dos Santos, apresentou os resultados do Projeto PAZ (Programa Acidente Zero) em 2019, mostrando as taxas de frequência e gravidade de acidentes da cooperativa, que vêm reduzindo no decorrer do ano. A Frísia está há 103 dias com “Acidente Zero”, o que torna possível o objetivo do Projeto PAZ.

Entretanto, é necessário erradicar os desvios comportamentais de nossa rotina, tais como: transitar em escadas sem utilizar corrimão, falar ao telefone enquanto caminha, não sinalizar ou isolar locais em manutenção, não utilizar EPI’s, entre outros.

Desta forma, foi firmado, de forma simbólica, o compromisso dos colaboradores com o PAZ, através da assinatura do banner, com a seguinte proposta:

O banner para assinatura percorrerá todas as unidades da Frísia. Veja como foi o lançamento na Matriz.

(Contribuiu com o texto Alexsandro dos Santos – SESMT)