Dando início a rodada de pré-assembleias com os cooperados da Frísia Agroindustrial, foi realizada nesta terça (08) a pré-assembleia com pecuaristas de suínos. Com apresentação do relato do setor sobre 2021, eleição dos membros para o Comitê Suinícola, apresentação do orçamento para 2022 e demais itens da pauta, 41 cooperados estiveram presentes acompanhando as discussões. As pré-assembleias são parte da preparação para a Assembleia Geral Ordinária (AGO), programada para dia 26 de março.
“Esse é um momento em que o cooperado se manifesta, principalmente com relação a atividade que ele exerce dentro da Frísia. A participação do cooperado é muito importante para exercer sua função, de escolher seus representantes, principalmente em ano que temos eleição para o Conselho de Administração, indicação dos membros para o comitê de cada classe e renovação do Conselho Fiscal. Ao mesmo tempo, é o momento de acompanhar como estão os resultados do exercício de 2021, que com certeza trouxe bons resultados como cooperativa, os números que conseguimos alcançar são muito satisfatórios. Temos feito um trabalho muito forte, sempre buscando o melhor resultado” aponta o diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus.
O desempenho da produção de suínos em 2021 foi apresentado aos participantes. A criação de suínos em 2021 foi muito desafiadora por conta da instabilidade do cenário do mercado mundial. Apesar dessas variações, o ano anterior registrou crescimento no abate, batendo recorde nos últimos anos, além de melhor lucro e faturamento dos últimos exercícios, fechando o ano com a média mensal de 2.552 toneladas de produção, índices de produtividade da Unidade de Produção de Leitões (UPL) acima dos 30 leitões desmamados e um faturamento de R$ 36,9 milhões, o que representa incremento de 12,5% em comparação com o ano anterior.
O produtor de suínos teve boa rentabilidade no primeiro semestre de 2021, devido aos custos internos de produção ainda baixos. Mas com a elevação do valor dos grãos no segundo semestre, houve aumento dos custos de produção, resultando em um desencaixe financeiro na operação. Mesmo diante deste cenário, o custo se manteve abaixo da média do sistema de produção, garantindo boa rentabilidade na suinocultura dentro do sistema de intercooperação.
“Estes resultados foram possíveis porque apesar da instabilidade do mercado, trabalhamos buscando melhoria contínua dentro dos processos, da genética e nutrição, tanto na assistência a nossos cooperados, como na Unidade de Produção de Leitões. Acreditamos que 2022 deva ser um ano mais estável para a suinocultura, permitindo que os produtores tenham uma previsibilidade de margem durante o ano”, detalha o Gerente de Negócios Suínos da cooperativa, Ricardo Cogo.
Além do relato do setor sobre o ano de 2021, a pauta da pré-assembleia também contemplou a apresentação do Balanço Geral e Demonstrações Contábeis do exercício 2021, a proposta de destinação das sobras e perdas, apresentação do orçamento 2022 e realização de processo eleitoral, com a indicação de membros para compor a chapa do Conselho Fiscal para 2022, a indicação de membros para compor a chapa do Conselho de Administração e a indicação e eleição de membros para o Comitê Suinícola.
Comitê Suinícola
Votação
Nelson José Janazeis – 18 votos
Charles Leonardo Buist – 16 votos
Andre Fae Giostri – 16 votos
Brancos – 02
Composição comitê Suinícola 2022
Andre Fae Giostri
Bruno Carriel Dijkstra
Deborah Gerda de Geus
Johannes van der Meer
Nelson José Janazeis
Renato Haroldo de Geus
Stefanie Nolte Dykstra
Fonte: Assessoria Frísia